Nesse blog vou falar sobre a diferença do técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e cuidador de idoso. Bom, não precisa dizer que o enfermeiro é o líder da equipe ( geralmente diferenciado por usar um uniforme azul escuro), composta por técnicos de enfermagem ou auxiliar de enfermagem (uniforme branco, calça, jaleco e sapato) . Geralmente essa equipe é formada por seis técnicos de enfermagem, quando se trata de uma unidade de internação clínica, cirúrgica, traumatológica, etc. As unidades mais críticas trabalham com mais técnicos de enfermagem por ter pacientes com grau de risco maior de vida. Essas unidades críticas são as UTIs ( Unidade de Tratamento Intensivo), emergências também possuem mais profissionais. Dependendo da instituição hospitalar pública ou privada o quadro desses profissionais pode ser prejudicada. Normalmente as instituições públicas atuam com um número bem reduzido de técnicos de enfermagem ou auxiliar de enfermagem por paciente. Segunda uma escala vinda do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) o ideal seria cinco pacientes para cada técnico de enfermagem ou auxiliar de enfermagem, mas no meu caso já trabalhei com dez pacientes em unidade de internação clínica e na maternidade cheguei a dezoito pacientes, sem contar os recém nascidos que ficam alojados nos quartos com suas mães, isso daria um total de trinta e seis pacientes. Pois, temos que orientar a mãe a dar a primeira mamada, dar o primeiro banho, ensinar a higiene do coto umbilical, medicar se necessário, verificar os sinais vitais que no caso do recém nascido constitui-se em verificar frequência cardíaca sob asculta de um esteto infantil, frequência respiratória na observação e contagem da expansão do diafragma e a temperatura corporal.
Acredito ser esse o motivo da enfermagem receber tantas reclamações do que outros profissionais de saúde que atuam nessas mesmas instituições. Por essa razão , fazendo cursos de aprimoramento no Coren vem se falando muito em instruir a população sobre esses profissionais que chegam a cerca de 80% de um quadro funcional composto em uma unidade hospitalar, com atendimento 24 horas. Sendo essa profissão mais desvalorizada e criticada.
Acompanhando desde o nascimento , com a primeira vacina, até sua morte, com amparo ao familiar na perda de seu ente querido e cuidado e respeito com o corpo na sua partida.
Trabalhamos de domingo a domingo, com uma folga na semana, sendo essa nem sempre no mesmo dia. Um domingo no mês ou um feriado é nosso direito. Não temos piso salarial, sendo em alguns lugares pagar somente um salário mínimo por mês. As instituições federais são as que melhores pagam, quando não fazem concursos no regime CLT valem muito a pena.
No próximo post vou colocar as diferenças do técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e cuidador de idoso.
Até a próxima!
Comentários