O Conceito
Olá leitores! Começo esse post falando e desconstruindo o conceito do banho de leito que vai além do simples ato de fazer. Todo cuidado de enfermagem é preventivo, curativo e de reabilitação. Discute-se a prestação de cuidado da necessidade ao banho no leito de maneira técnica e científica .
O banho no leito é feito em indivíduos enfermos ou fisicamente incapacitados de realizar o auto cuidado.
O banho realizado no leito é um procedimento de enfermagem que visa retirar sujidades do corpo do paciente. É também realizado como terapia específica. Neste caso, é necessária uma prescrição médica para os banhos destinados a estes fins.
Dar o banho no leito é um trabalho árduo, antes de iniciar devem avaliar o nível de consciência do paciente.
Mediante os níveis de consciência do paciente, é seguido procedimentos de tipos de banhos diferentes. Se o paciente estiver totalmente dependente e necessite de cuidados de higiene total, realiza-se o banho completo na cama. Caso esteja acamado e seja auto-suficiente, são lavadas apenas as partes inalcançáveis pelo paciente.
O Banho no leito visto apenas como uma atividade para higiene corporal.
Portanto, observa-se a importância de preservar a privacidade do paciente, por mais baixo que esteja seu nível de consciência. E em primeiro lugar o conforto que se deve proporcionar a ele após uma higiene completa.
“O banho no leito não é apenas uma atividade para higiene corporal, mas uma ação terapêutica de Enfermagem, baseado num conjunto de conhecimentos científicos (…)” (MACEDO, 1980).
Além de proporcionar a higiene corporal do individuo, estimula a circulação sanguínea, substituindo as atividades físicas àqueles pacientes acamados. Sendo, também, o momento ideal para realização do exame físico completo, pela observação e pelo toque de todo o corpo.
Preservar a integridade moral, no sentido da exposição física, como da intimidade do paciente, é dever dos profissionais da saúde. E a infração desta terá punição de acordo com o Código de Ética da Enfermagem.
Segundo o código de ética “Orientar, na condição de enfermeiro, a equipe sobre sua responsabilidade, sobre o dever do sigilo .”
Nem sempre disponibilizamos de todo material necessário para prática de um banho de leito. É de extrema importância o material usado para higienizar , fazendo uso de preferência de um pano macio com toque suave. É importante que, durante o banho, se estimule a participação do paciente; privacidade com o fechamento de portas e janelas ou colocando o biombo e descobrir somente as partes a serem banhadas; manter a segurança com grades laterais levantadas, principalmente, para pacientes dependentes ou inconscientes. Essa técnica de banho no leito também pode ser usada para pacientes em domicílio com os cuidadores leigos ( Familiar). Os profissionais da saúde também orientam cuidadores leigos nas instituições para que eles possam dar continuidade à assistência em casa. Oriento os familiares para realizar o procedimento junto , fazendo com que se sintam mais seguros e capazes .
Em casa também deve-se zelar pela privacidade do acamado e a segurança do mesmo.
Instrução adequada, leva-se o sucesso do procedimento.
Curiosidade:
Para quem não pode realizar o procedimento em casa, o valor da mão-de-obra a nível técnico é R$ 12,94. Valor de tabela no Rio Grande do Sul.
https://enfermagemparaleigos.com/banho-de-leito-o-conceito/
Por conviver com profissional sinto-me privilegiada…pois conheço a realidade que como apenas paciente ou familiar de pacientes jamais conheceria…pois meu anjo amparou a própria família de uma forma tão profissional e tão família ao mesmo tempo…sem palavras apenas minha imensa gratidão. E que Deus te abençoe sempre…e te retorne muitas vezes mais ao ser Divino que é.
Muito obrigada pelas belas palavras, pois humanismo não é algo que vem com a gente é sim algo que nasce em nós sem que tenhamos consciência que temos é só na prática que descobrimos que somos capazes de muitas coisas. Beijos