A inflamação e a infecção são dois processos diferentes. Toda infecção desencadeia imediatamente uma inflamação, mas nem toda inflamação evolui para uma infecção.
Inflamação
A inflamação é uma resposta de defesa do organismo diante de um ferimento físico ou biológico. Exemplo de ferimento físico: Martelada no dedo, depois de dois dias o dedo tá inchado e vermelho, pois há um aumento na circulação sanguínea para reparar as células que foram danificadas com o trauma do martelo. Se a martelada no dedo não romper a pele é provável que isso não vá evoluir para uma infecção.
Exemplo de ferimento biológico: Corte no dedo ou furar a mão com prego enferrujado provavelmente essa inflamação pode evoluir para uma infecção.
Diferenças nos sintomas da infecção e inflamação
Como é feito o tratamento para inflamação?
Portanto, se você uma condição inflamatória não infecciosa, como artrite, trauma ou dente inflamado, o medicamento mais indicado é um anti-inflamatório.
Por outro lado, se você tiver uma infecção, com inflamação intensa como uma infecção urinária, se você não tomar antibióticos, não terá a cura. Pois, o médico irá te indicar duas classes de medicamentos, um antibiótico e um anti-inflamatório. O antibiótico é indicado para tratar infecções provocadas por bactérias, já os anti-inflamatórios são feitos para reduzir sintomas do processo de defesa do corpo, como a dor e a febre.
Existem dois tipos de anti-inflamatórios, são eles:
Esteróides: São o mesmo que anti-inflamatórios hormonais, com seu principal representante fisiológico, cortisol. São drogas usadas para diminuir as reações de imunidade e anti-inflamatórias. Alguns desses medicamentos são: HIDROCORTISONA, METICORTEN, DIPROGENTA, DECADRON. Os anti-inflamatórios esteroidais são indicados para doenças reumáticas e doenças inflamatórias que não podem ser tratadas com anti-inflamatórios não esteroidal sendo seletivos ou não. Evitar o uso prolongado devido a grande quantidade de reações adversas.
Não esteróides ( AINES): bastante ultilizados para alívios de dores e inflamação pela população em geral. A maioria desses antiinflamatórios tem indicações para inflamações agudas ( O termo infecção aguda indica a produção rápida de vírus seguida da resolução e eliminação rápida da infecção pelo hospedeiro), porque acabam trazendo um alívio rápido para as dores e desconforto causados pelas inflamações. Só consegue tratar com AINES dores leves a moderadas. Exemplo: dor de dente, dor nas costas, cólicas menstruais.
Os AINES agem inibindo a enzima ciclo-oxigenea, mais conhecida como cox que atua na formação dos mediadores inflamatórios. Existem dois tipos de cox, são eles cox-1 e cox-2. A cox-1 é responsável por proteger a mucosa gástrica e também promover a agregação plaquetária ( avalia a função das plaquetas). A cox-2 é responsável por promover sintomas da inflamação, dor e febre.
Existem dois tipos de AINES os seletivos para cox-2 e os não seletivos atuam inibindo tanto a cox-1 como a cox-2. Exemplos de AINES não seletivos AAS, IBUPROFENO, NAXOPRENO, DICLOFENACO, PIROXICAM. Causam a diminuição da inflamação pela atuação na cox-2, mas acabam trazendo alguns efeitos adversos devido a inibição da cox-1, irritação gastro intestinal causando úlceras ( pessoas com dores de estômago podem tomar mas tem que estar sempre de estômago cheio), sangramentos, aumentam o risco de ataque cardíaco ( principalmente em pessoas que já tem histórico de doenças cardiovasculares), aumentam o risco de doença renal e hipersensibilidade em pessoas que são alérgicas a seus componentes.
O AAS por ser um AINES não seletivo deve ser evitado por pessoas com dengue , pois além de atuar como antiinflamatório também atua como anti-agregante plaquetário e pode acabar agravando casos de dengue hemorrágica.
AINES seletivos coxibes, são seletivos para AINES cox-2 que acabam inibindo a inflamação de uma forma mais intensa. São indicados principalmente para doenças crônicas como osteoartrite e artrite reumatóide. Por isso a importancia de consultar o médico para que ele faça a avaliação do paciente para entender qual aintiinflamatório é melhor para cada situação.
Infecção
Causada por agentes externos. O organismo reage a entrada de micro-organismos como vírus e bactérias, parasitas ou fungos. Nesse processo, as células de defesa tentam combater os micro-organismos, o que normalmente dá origem ao aparecimento de pus.
Existem tipos diferentes de infecções, são elas:
Infecções causadas por bactérias
Combatidas com antibióticos, é preciso descobrir o tipo de bactéria para saber a medicação mais eficaz. Exemplo: tétano, desinteria, coqueluche, sífilis, tuberculose.
Infecções virais
Combatidas com antivirais, há infecções virais que ainda não há medicamento. Exemplo: herpes, hepatite B, hepatite C, gripe e HIV.
Infecções causadas por fungos
Combatidas com antifúngico, lesão na pele e nas unhas.
Infecções causadas por parasitas
Combatidas com antiparasitário. Exemplo: malária ( transmitido por picada de mosquito infectado)
Como é feito o tratamento para infecções?
As infecções devem ser tratadas conforme o agente causador, se bactérias com antibióticos, se fungo com antifúngicos, se viral com antiviral. O médico precisa avaliar qual tipo de micro organismo que está causando para poder indicar a medicação adequada.
Infecções causadas por bactérias combatidas com antibióticos, é preciso descobrir que tipo de bactéria está causando a infecção para saber a medicação mais eficaz.
Comentários