As dermatites, conhecidas usualmente como assaduras, não afetam somente bebês, também podem ser constante em adultos, especialmente em pessoas com sobrepeso ou que possui alguma dificuldade de se locomover ( pacientes acamados, deficientes físicos, usuários de cadeira de rodas).
A irritação é causada pelo contato da pele com substâncias como urina e suor, ocasionando o aumento de fungos e bactérias. Os locais mais afetados são: coxas, virilha e axilas, pela frequente fricção da pele e principalmente pelo calor e umidade comum nessas áreas.
Alguns sites indicam a hidratação do local com cremes a base de petrolato, esse produto é indicado para tratar ou prevenir pele seca ( que é causada por uma perda de água na camada superior da derme) , áspera, escamosa, coceira e irritações , como por exemplo assadura, queimadura na pele por radioterapia.
É um produto que cria uma barreira contra a umidade evitando infecções. Quando devidamente tratado não causam nenhum problema. Mas segundo o site SAFE COSMETIC o petrolatum geralmente não é totalmente puro nos Estados Unidos, o que significa que pode ser contaminado com produtos químicos tóxicos chamados hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs).
Câncer é a principal preocupação com a refinação incompleta do petrolatum, pois a agência nacional de toxicologia considera hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) como uma classe de produtos químicos que contém carcinógenos razoalvelmente previstos.
A exposição a esse produto está ligada ao desenvolvimento do câncer. Todo o refino de petrolatum deve ser conhecido e comprovado como não cancerígeno. Evite produtos com petrolato , a menos que a empresa indique claramente que o petrolato é totalmente refinado como petrolato branco ( no rótulo ou site da empresa).
Outros produtos usados para hidratação da pele e que não existem restrições quanto ao uso é o óxido de zinco que serve para irritação leve da pele , leve queimadura , assaduras com ação anti-séptica e adstringente.
Já a lanolina funciona criando uma barreira na superfície da pele, ajudando que a água presente evapore. O óleo de lanolina é extraída dos carneiros e ovelhas presentes nas fibras da lã, dando a origem ao nome Lana derivado do latim (Lã) e oleom (óleo).
Mas se a assadura já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.
Dicas para assaduras
- Beba bastante água para manter-se hidratada e diluir o suor
- Quanto mais água beber, menos sal e minerais o suor irá conter
- Ingerir pelo menos quatro a cinco copos de água por dia para manter a pele com boa aparência e o corpo todo funcionando bem.
- Se achar água sem graça, faça aromatizada.
Algumas pessoas tem o costume de usar amido de milho para evitar assaduras, contudo não existem pesquisas que comprovem sua eficácia. O uso constante altera a hidratação natural da pele e pode provocar ressecamento e descamação, favorecendo ainda mais a assadura. (Bepantol, 2008).
Gostou do post? Clique aqui e comente
Comentários