Como é produzido o oxigênio hospitalar?

Oxigênio Hospitalar

A maneira comercial de fabricar mais comum consiste em extrair o oxigênio do ar. Sendo que a composição do ar é de 78% de nitrogênio e 2% de oxigênio e uma mistura de vários outros gases, dentre eles o argônio.

Para separar cada componente da mistura homogênea (é uma solução que apresenta uma única fase), o mais adequado a fazer é uma destilação fracionada ( é um método usado de separação de uma solução que apresenta uma única fase).

Para que o processo seja mais simples de ser feito, o ar deve estar em seu estado líquido ( não há forma definida, mas o volume é definido) . O processo tem origem abaixando a temperatura do ar a menos 200 graus celsius. Após esse ar vai sendo aquecido lentamente.

Como o oxigênio, o argônio e nitrogênio tem pontos de ebulição ( é a passagem do líquido para o vapor) diferentes , eles vão sendo liberados em diferentes etapas durante o aquecimento. O primeiro ar a ser liberado é o nitrogênio que ao alcançar menos 196 graus celsius entra em ebulição e passa para o estado gasoso.

Deste modo esse gás é separado dos outros componentes da mistura e tem várias aplicações, inclusive industriais. Durante todo o tempo que o nitrogênio não for liberado do ar, a temperatura continua a mesma.

Após o nitrogênio ser eliminado e a temperatura chegar a menos 186 graus celsius, é o momento do argônio entrar em ebulição. Depois da etapa de retirada do argônio , o oxigênio que tem a temperatura de ebulição menos 183 graus celsius é obtido.

Para a ultilização medicinal do gás é preciso alcançar um grau alto de pureza, de pelo menos 99,5%. Para que chegue a este estágio de pureza e realizar a destilação fracionada ( é um método usado de separação de uma solução que apresenta uma única fase), é preciso que antes de liquefazer ( fazer com que passe de um estado sólido ou gasoso para outro líquido) o ar passe por um sistema de filtragem para retirar toda a poeira e partículas em geral).

O ar possui água, então é necessário passar por um processo de secagem, por isso, ele passa por um sistema que absorve água, sendo obtido um ar puro, pronto para ser destilado ( reduzir os vapores dos líquidos que faz evaporar/desaparecer).

O oxigênio medicinal é o oxigênio de alta pureza usado para tratamentos médicos e desenvolvido para o uso no corpo humano. Existem requisitos e regras adicionais para o oxigênio medicinal. Os cilindros de oxigênio medicinal contém um gás de alta pureza, nenhum outro tipo de gás é permitido no cilindro para evitar contaminações.

Comente aqui em baixo sobre o que achou do post!

Estados da matéria
Compartilhar

Comentários

Compartilhar