Cinco coisas que você precisa saber sobre a hipertensão

1.O que é hipertensão?

Mais importante do que um diagnóstico de hipertensão são os seus riscos para saúde. A hipertensão também é conhecida como pressão alta, é uma das doenças que afeta a população mundial.

A hipertensão merece muito cuidado , pois é uma doença que pode levar a consequências graves, como doenças cardiovasculares, acidentes vasculares e insuficiência renal.

Tratar a hipertensão exige muito esforço de pacientes, pois não tem cura. Conforme orientação médica , é possivel ter boa qualidade de vida, com uma vida menos sedentária, alimentação adequada e controle de medicamentos.

Segundo definição do Ministério da Saúde , a hipertensão é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias.

Quando os valores ultrapassam a (14/9) chama-se pressão alta. A doença está diretamente associada a alterações de colesterol, excesso de peso, glicose e diabete mellitus.

2. Dor de cabeça e tontura

Dor de cabeça e tontura estão entre os sintomas da hipertensão. Mas existem outros sintomas como visão embaçada, zumbido no ouvido e dores no peito. Em alguns casos a hipertensão pode não apresentar sintoma algum.

3. Pressão normalizou e uso de medicamento

O problema mais comum é o paciente deixar de usar medicamento assim que sua pressão se estabiliza, ou quando está se sentindo bem. Porém , parar de tomar a medicação ou esquecer faz com que sua pressão volte a aumentar e surge riscos de maiores complicações.

Continue sempre usando o medicamento da forma como o médico orientou.

4. O sal

O consumo em excesso de sal aumenta o risco de doenças crônicas . Alimentos enlatados, salgadinhos, embutidos são ricos em sódio, que é o principal componente do sal, evite-os.

IMPORTATE: O sal deve ser usado em quantidade mínima.

5. Atividade física para controle de hipertensão

A hipertensão não tem cura, mas tem controle e tratamento, assim a atividade física influencia nesse processo.

A hipertensão e a atividade física são bons aliados tanto na prevenção como no controle. No entanto é importante ter auxílio de um profissional fisico nas atividades como andar, correr, nadar, andar de bicicleta, dançar e musculação. Pois, durante a prática de exercício físico há um consumo maior de oxigênio, o que faz a musculatura do coração trabalhar mais rápido para bombear o sangue.

A realização frequente de atividade física contribui para a elevação do colesterol bom (HDL), diminui os níveis de glicose, obesidade, além de controlar a hipertensão.

Mas atenção, procure um profissional para te supervisionar pois assim como a automedicação, fazer exercícios sem a devida orientação pode causar o efeito inverso. O exercício físico tem que ser de acordo com as características de cada indivíduo.

Efeito da caminhada para hipertensos:

Ao caminhar os níveis de pressão arterial sobem naturalmente, mas são reduzidos logo na primeira hora de caminhada e essa redução se mantém nas próximas 24 horas. Mantenha sempre uma regularidade e no ritmo do seu estágio atual.

As atividades físicas melhoram o endotélio. É uma camada que reveste o interior das artérias aonde os movimentos relaxam os vasos e facilitam a passagem de sangue.

Bora exercitar e cuidar da saúde!!!

Compartilhar

Comentários

Compartilhar