O que é traqueostomia?

A traqueostomia é um dos recursos que podem ser usados para facilitar a chegada de oxigênio aos pulmões quando existe algum impedimento na passagem de ar.

Traqueostomia é uma pequena abertura feita na traquéia, que fica antes do pescoço, próxima ao “pomo de Adão”. Neste local, é introduzido um tubo de metal ou de plástico (chamado cânula traqueal) para facilitar a entrada de ar.

A alteração da imagem corporal do paciente pode gerar mudanças no seu estilo de vida, em maior ou menor grau, dependendo dos seus conhecimentos e valores. É natural que a família cuidadora demonstre uma resistência inicial para interagir com uma pessoa que faz uso de uma cânula, mesmo havendo vínculo afetivo. A ansiedade da família, a responsabilidade que assumirá diante de todo o grupo familiar e falta de preparo no que diz respeito à assistência a esse paciente, longe da equipe de saúde, são fatores que contribuem para a resistência da família em aceitar a alta hospitalar do paciente.

Quando bem orientada, a família incentiva o paciente e auxilia na sua recuperação e auto-cuidado, para que as informações possam ser devidamente transmitidas.

Quando a traqueostomia é indicada?

O procedimento é indicado em casos onde é necessária a abertura das vias respiratórias , após muitos dias com um tubo na traqueia na UTI, parada respiratória ou cardíaca e insuficiência respiratória grave ( esses são alguns casos em que a traqueostomia é indicada). A traqueostomia pode ser permanente ou temporária, dependendo de cada caso.

Compartilhar