Escaras ou Úlceras de Pressão

 

O que é escara?

Escara é um tipo especial de lesão da pele, de extensão e profundidade variáveis. Basicamente é a diminuição da circulação sanguínea prolongada. Onde ocorre por sua vez, devido a qualquer posição que é mantida pelo paciente durante um longo período de tempo, especialmente nas regiões de pouco tecido subcutâneo ( por debaixo da pele)  nessas regiões  do corpo.

Aonde as feridas podem aparecer?

As feridas podem aparecer em diversas regiões da área de apoio do corpo, especialmente atrás da cabeça, nas costas, nas articulações( uniões funcionais entre os diferentes ossos do esqueleto) do quadril, nas nádegas, cotovelos e calcanhares.

Grupos de risco

# Pessoas idosas

# Que ficam na cama e  cujo o movimento foi impedido e fixo por muito tempo

# Desnutridas

# Portadoras de diabetes

#  Pessoas com dificuldades de controlar as eliminações , principalmente urina e fezes

# Aquelas com comprometimento do nível de consciência ou perda da sensibilidade

Classificação e Sintomas das escaras

# Estágio 1: vermelho , a lesão atinge as camadas superficiais da pele que permanece íntegra (inteira, que se apresenta na sua totalidade).Apresenta algumas alterações como a temperatura, sensação de queimação ou coceira. Ela pode desaparecer se a pressão na pele for aliviada. Importante lembrar que em pessoas de pele escura , apresenta-se como descoloração ( perda da cor da pele) , manchas arroxeadas ou azuladas.

 

# Estágio 2: aparecimento de bolhas ( ex: como queimaduras) na região avermelhada. O ferimento compromete todas as camadas da pele e o tecido subcutâneo.

# Estágio 3: a pele abre e a ferida aparece. Adquire uma coloração arroxeada.

 

# Estágio 4: a ferida aumenta  para dentro ( em profundidade) e começam a aparecer os tecidos internos – a gordura, os músculos e em casos mais graves até os ossos.

 

Como prevenir a escara?

# Manter a pessoa sempre bem hidratada, com ingestão de líquidos, hidratar a pele também é importante e mantê-la seca e limpa

# Mudá-la de posição de duas em duas horas ( a fim de aliviar os pontos de pressão da pele nas áreas de maior risco), exceto cadeirantes, ideal de quinze em quinze minutos ( alterando a posição das pernas)

# Se possível, manter um colchão modelo caixa de ovo sobre o colchão da cama do paciente.

# Levantar os calcanhares colocando travesseiros macios embaixo dos tornozelos.

# Dieta balanceada rica em proteínas

# Não esfregar a pele do paciente durante os cuidados básicos de higiene pessoal

# Dar preferência a roupa de cama de algodão , que devem ser bem esticadas e livre de dobras ( evitando pressionar a pele e abrir feridas)

# Trocar com frequência a fralda do paciente com dificuldade de controlar as eliminações .

# Fisioterapia ( a fim de estimular a movimentação , respeitando as possibilidades físicas e motoras do paciente ). 

Tratamento das escaras

O tratamento das escaras varia de acordo com a gravidade e a extensão das lesões.

Lesões iniciais no grau 1, grau 2 e até o grau 3, se forem pequenas podem voltar ao normal por si mesmas, desde que a pressão na pele seja interrompida e os cuidados  de prevenção forem mantidos.  Há casos que podem ser necessários uso de antibióticos e curativos especiais.

Lesões de grau 4, podem necessitar de cirurgia, que consiste na retirada de tecidos necrosados ( morte de um grupo de células  ou órgão devido a ausência de fornecimento  sanguíneo) .

Demostração de articulação do joelho que permitem a movimentação. Lembrando que articulação é a união dos ossos do esqueleto.

Observação: A forma como será feito o curativo dependerá da prescrição médica ou do enfermeiro, conforme a avaliação clínica da ferida.

https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/escaras/

https://enfermagemparaleigos.com/escaras-ou-ulcera-de-pressao

Até a próxima!!

Compartilhar

Comentários

2 comentários em “Escaras ou Úlceras de Pressão”

  1. Oi Tatiii! Olha quero tirar uma dúvida. Enfermeira formada graduada é dever dela também dar banho, trocar fralda? O que o coren fala a respeito disso? Pois entrei num fórum onde uma Enfermeira disse que elas não fazem estes a fazeres porque é função só de técnicos e auxiliares. Bom em fim era isso! Beijo minha linda!

  2. Boa tarde Fê! Entao para ser um bom chefe geralmente em quaisquer profissão aprendemos desde o trabalho mais simples até o nível ao qual estudamos. Vou fazer uma pequena lembrança que talvez fique uma dúvida para a maioria das pessoas , o que é um trabalho de equipe? Depende do ponto de vista de cada um. No meu humilde conhecimento é assim se a sua equipe estiver atucanada tem colocar a mão na massa, isso inclui medicamentos, banho de leito, curativo e afins. Quando os acadêmicos fazem estágio eles vão exatamente pra frente de batalha fazendo o que nos compete à fazer, sabe porque? Eles tem que saber fazer e sim se o paciente corre risco de vida e não tiver nenhum técnico de enfermagem lá presente eles tem que socorrer também independente da função de chefia que exercem. Lembrando também que o trabalho que os técnicos de endermagemn exercem hoje era a função dos enfermeiros antigamente. Eu tive algumas chefias que se recusavam a fazer e percebia muitas vezes que a recusa estava diretamente ligada ao fato de não se sentiam seguros , mas por outro lado vi muitos nos ajudando por pensar em um espirito de equipe. Vai de cada um. Já fui muito treinada por técnicos de enfermagem e por incrível que pareça já orientei muitos enfermeiros. Peço também pra dar uma lida nas minhas postagens sobre atribuições dos auxiliares e técnicos, nao seria nem atribuições nossas também e fazemos mesmo assim.Espero ter respondido. Beijos

Comentários encerrados.

Compartilhar